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sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Em tempos em que se compra a popularidade, o que indica a real fama é a imprensa

Um relatório produzido pela empresa de segurança Trend Micro mostra que com US$ 2,6 mil (cerca de R$ 8,2 mil) é possível comprar 300 mil seguidores e enganar os algoritmos das redes sociais.

"Esse mercado tem um impacto no algoritmo. As contas com mais seguidores são apresentadas como de maior relevância. 300 mil seguidores é volume suficiente para uma conta ser notada pelo algoritmo e ter sua influência ampliada", disse André Alves, conselheiro técnico da Trend Micro Brasil, ao jornal "O Globo".

Com o fake da rede social, a imprensa novamente ganha espaço devido a credibilidade e nela se configura real se a pessoa é ou não é publica. 

Fabiano de Abreu

"Somos única empresa a tratar diretamente com o Facebook. O tão sonhado selo azul, por exemplo, que é o que configura se a pessoa é realmente uma pessoa pública. Quando damos entrada no pedido, juntamos matérias na imprensa. É a mídia que configura se realmente uma pessoa é famosa e não o número de seguidores", afirma o escritor, filósofo, assessor de imprensa e jornalista Fabiano de Abreu, dono da MF Press Global.

No Brasil, basta procurar no Google por "vendo curtidas" que aparecerão até empresas anunciantes. Em uma oferta no Mercado Livre, por exemplo, um vendedor oferece 500 seguidores no Instagram por R$ 14,90. Já o lote com 100 mil seguidores sai por R$ 2 mil. Ou seja, 300 mil seguidores custam R$ 6 mil. "As vendas acontecem livremente na internet. É uma área cinza, não existem leis que proíbam esse tipo de manipulação", explica André Alves.


Créditos - Foto: MF Press Global

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